Publicado em
Customização
Chevrolet Camaro com som forte e rodas de 22″
Por: Lucas Ken Ohori / Fotos: João Mantovani
Carros modificados ajudam a aproximar as pessoas, afinal, seja na rua, em encontros automotivos ou lojas de peças e acessórios, sempre aparece alguém para elogiar seu projeto, fazer perguntas sobre o carro, contar que também tem um modificado na garagem de casa… Eis que de repente, a conversa com um “desconhecido” já durou horas e um novo vínculo de amizade foi criado. Foi exatamente o que aconteceu entre Diego Sanchez, proprietário deste Chevy Camaro pretão, e a galera da loja Mogi Som.
Há aproximadamente três anos, o cara teve seu primeiro contato com Eduardo Namura e João Kato, responsáveis pela loja, e solicitou um projeto de sonorização para um de seus carros. “Ficamos conversando bastante para ver o que iriamos montar e nisso já fui pegando um pouco dos gostos e estilo do Diego. Quando terminamos o serviço e entregamos o carro, ele curtiu muito e, a partir de então, conforme trocava de carro, sempre voltava à loja para montar novos projetos”, conta Edu.
Assim que comprou o Camaro, Diego curtiu o bólido original só por alguns dias e logo encostou o engravatado em uma oficina para instalar escape esportivo da gringa Magna Flow e as rodas aro 22”. “O ronco ficou animal e instiga a acelerar cada vez mais. Por conta disso, logo quis um pouquinho mais do que os 400 cavalos de potência originais, e aí solicitei ao Edu para que instalasse um Sprint Booster e intake com filtro de ar esportivo K&N. Não sei ao certo qual foi o ganho de potência com estes upgrades, mas sinto que o comportamento do carro mudou muito, ficou bem mais agressivo”, vibra o dono da bagaça.
Já que visual e performance ganharam atenção extra, nada mais justo do que fazer o mesmo com a sonzeira. “A princípio, Diego não se animou muito pois estava sem ideia do que montar. Como já o conhecemos bem e já montamos diversos carros dele, pedimos a liberdade para criar um setup”, conta Edu. O cara confiou de olhos fechados na equipe e deu carta branca para o início das mudanças. O primeiro passo foi substituir a central original por um DVD-Player Pioneer com tela touchscreen de 7” e função MIXTRAX.
“Para fixá-la, tivemos que trocar a moldura central do painel e acabamos utilizando uma peça fabricada pela gringa Scosche. Apesar de ter um preço bem salgado (cerca de R$ 3 mil), a peça garante acabamento perfeito, agrega comandos digitais para o ar-condicionado e possui computador de bordo integrado”, detalha João. Em relação aos alto-falantes, tanto canal central quanto os traseiros foram preservados, e somente o kit duas vias, alojado nas portas dianteiras foram substituídos por componentes da JL audio.
“Para garantir força de sobra a eles, instalamos um módulo DAT EX4. Já para elevar ainda mais a qualidade e garantir um bom palco sonoro, também utilizamos um processador de áudio DAT, que recebe o sinal do DVD, ‘limpa’, equaliza e ainda programa os cortes de frequência”, explica João, revelando que os kits estão com cortes hi-pass programados em 65 Hz.
Partindo para o diminuto compartimento de bagagens, a equipe da Mogi teve que fazer mágica para moldar a caixa dutada que abriga a dupla de subs JL Audio de 10” — estão com corte low-pass definido em 80 Hz. Feita em madeira MDF de 20 mm, ela possui uma única câmara de 60 litros e está sintonizada em 38 Hz. “Para dar um acabamento mais caprichado, utilizamos acrílico branco iluminado por lâmpadas LED que acendem em tom azulado”, finaliza Johny. Empolgado com as melhorias feitas em seu Chevy, o dono da bagaça não abre mão de usar a viatura diariamente, sempre pisando fundo e curtindo a suas músicas prediletas em alto e bom som.
Ficha Técnica
Unidade principal > DVD-Player AVH-X8580BT – Pioneer
Falante (Dianteiro) > 1 coaxial, de 3,5” – original
Falante (Dianteiro) > 1 kit duas vias ZR650 Csi, de 6,5” – JL Audio
Falante (Traseiro) > 1 kit duas vias, de 6×9” – original
Falante (Porta-malas) > 2 subwoofers 10W1v2, de 10” – JL Audio
Amplificador (Porta-malas) > 1 EX4, de quatro canais – DAT
Amplificador (Porta-malas) > 1 DA900, de um canal – DAT
Processador (Porta-malas) > 1 DSP-EX8 – DAT
Upgrades > rodas, escapamento esportivo, Sprint Booster, intake, filtro de ar esportivo, personalização do porta-malas, cabos RCA DAT, cabos de força Shock, moldura de DVD Scosche
Veja também
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Customização
Pininfarina lança série de hipercarros inspirados no Batman
Customização
Karmann-Ghia roda em São Paulo no estilo da Califórnia
Customização
Rara Kombi “barndoor” de 1950 passou por customização polêmica; entenda o caso
Customização
Ford 1932 apodrecido é resgatado em fazenda e vira um hot rod impecável
Customização