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Customização

Chevrolet Cruze com suspensão a ar e rodas aro 20″ faz bonito no Rio Grande do Sul

Texto: Leonardo Figueira / Fotos: Ricardo Ourique

O metalúrgico Deiviti Reis mora em Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, e comprou este Chevrolet Cruze 0km em 2014 já na intenção de mexer nele e deixar exclusivo. “A ideia inicial era colocar rodas aro 20″ do Camaro, mas entrei na internet e vi diversos Cruze com essas rodas, então pensei: não vou gastar dinheiro pra montar um carro igual ao de outra pessoa”, conta. Então o cara achou um jogo de aro 20″x 9,5″ na dianteira e 10,5″ na traseira réplicas da Vossen CV3 na Unique Auto Parts de Goiânia, GO.

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Quando as rodas chegaram, veio a surpresa: As 10,5″ ficaram muito para fora, porém, o visual côncavo delas era o que Deiviti queria. Para ficar na medida certa iria precisar fazer um ajuste no offset, de 28mm, para a parte interna das rodas não pegar nos amortecedores do carro. A única solução era diminuir a tala da traseira: “Não foi fácil decidir pegar um par de rodas zero km que nunca tinham nem sequer calçado pneus e mandar cortar ao meio para diminuir, mas eu estava certo do que queria e fui em busca de profissionais para executar o serviço”. Foi ai que o cara achou a Cardiff, em Porto Alegre, que executou a tarefa e hoje as 4 rodas têm largura de 9,5 e pneus 225/30.

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Com as rodas no lugar, Deiviti partiu para Porto Alegre instalar um kit de suspensão rosca na oficina Beto Paraná. “O carro ficou excelente, mas devido ao conjunto de rodas com tala 9,5 e pneu stretch, ficava complicado de dirigir baixo”, lembra.

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BX Zunky_610x200

Depois de um ano, Deiviti resolveu trocar a suspensão por um kit a ar, e para isso o cara foi até Torres, RS, na Bass Auto Center onde o instalador Emerson Montezano mostrou para ele o sistema de gerenciamento de altura i-System da Tebão Suspensões. O cara adorou e já instalou o kit com bolsas gomadas, bloco de válvulas, sensores de posição e cilindro de alumínio. Tudo pra não ter problemas e ajudar a vencer um certo receio que o cara tinha da suspensão a ar.

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Deiviti teve algumas dificuldades na instalação, pois o cara precisava fazer pequenas viagens até as oficinas, e o eixo traseiro precisou ser retrabalhado para deixar o Cruze com -0,5 de cambagem para ter o fitment (quando a borda da roda encosta no para-lama quando o carro é socado) perfeito. “Quatro meses depois que coloquei o sistema tenho certeza que foi o melhor investimento que fiz devido ao conforto e principalmente a praticidade, estou aproveitando muito mais o carro”, comemora Deiviti.

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“As bolsas gomadas proporcionam muito conforto em meia altura mas sem deixar o carro instável, só o cuidado com as roda deve ser redobrado com os pneus strech, que deixam as bordas muito expostas. Qualquer pedra solta no caminho pode arranhar ou amassar a borda, mas em rodovias de asfalto bom e que eu conheça o trecho a dirigibilidade é normal se comporta bem nas curvas e freia muito bem, não vibra o volante nem puxa para os lados só os pneus que se percebe mais duros devido ao perfil baixo e a calibragem alta que coloco para evitar choque direto com as rodas”, conta Deiviti sobre a dirigibilidade do carro.

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O carro é usado apenas nos fins de semana quando Deiviti vai viajar ou ir para algum evento sempre acompanhado de sua namorada Marilin. Questionado sobre futuras mudanças no projeto, Deiviti fala: “Não tenho intenção de mudar nada, pelo menos por enquanto, já no interior gostaria de fazer um trabalho nos bancos, provavelmente em couro com algum tipo de costura especial e também um hardline no porta malas, quanto a o motor manterei original pois devido ao cuidado necessário por conta das rodas não me permite acelerar muito”.

Placa - 325x125cm