Publicado em
Carros de passeio
Citroën C4 Lounge tem leves mudanças estéticas e continua com o turbinado THP de 173 cv no etanol
A manda-chuva do grupo PSA no Brasil, Ana Theresa Borsari, fez uma belíssima apresentação sobre as perspectivas da marca Citroën no Brasil, durante o lançamento do C4 Lounge, em Buenos Aires, Argentina. O visual é ainda bem semelhante ao modelo que está hoje nas lojas, lançado em 2013, e o motor continua sendo o quatro cilindros 1.6 16V, THP, turbo de 173 e 24,5 kgfm de torque (no etanol). Acoplado à uma caixa de câmbio Aisin de seis velocidades, sequencial, ele anda bem, é silencioso e pode receber modificações como remapeamento, filtro esportivo, downpipe + escape em busca de mais performance para quem é FULLPOWER-maníaco(a).
A executiva que já liderou as marcas Peugeot e Citroën em outras partes do mundo tem fala firme e tranquila, subiu ao palco para falar de inovação e como a Citroën pretende tratar seus consumidores de forma personalizada, individual. Na hora de falar sobre o novo sedan, que mudou pouco e custa de R$ 93.920 a R$ 102.790, deu lugar aos responsáveis pelos departamento de Marketing e Design.
Três departamentos de estilo da marca, espalhados pelo mundo – São Paulo, Paris e Xangai -, participaram das mudanças no Lounge. As principais alterações estão na frente, com novo parachoque, faróis em Full-LED e de neblina. Internamente, novos painel de instrumentos e central multimídia que oferece Apple Car Play, Google Android Auto, Bluetooth, navegação e comando para o ar-condicionado dualzone.
Nós fizemos um test-drive rápido saindo de Buenos Aires, rodando um total perto de 200 km. Não é aquele carro que te instiga acelerar, mas rende muito bem. Os 100 km/h chegam na casa dos nove segundos e a velocidade máxima é de 215 km/h. As trocas de marchas podem ser feitas na alavanca ou o próprio câmbio cuida disso para o motorista mais relaxado. Com novas rodas 17”, calçadas em pneus 225/45, ele tem calibração de suspensão para encarar nossas ruas ruins. Mas quem quiser trocar por um conjunto de rodas de maior diâmetro, fica o conselho de não passar de aro 19”, para que se possa usar um perfil de pneu 35, por exemplo e não menor do que isso. Colocar uma 20″ com perfil 30″ou até 25″ vai sofrer.
O C4 Lounge tem sistema keyless e botão start-stop (do lado esquerdo do volante. Ou seja, a chave pode estar no bolso ou na bolsa para entrar no carro e basta apertar o botão para funcionar o motor. São seis airbags para a versão top de linha (Shine) e quatro na de entrada (Feel). O consumo médio é de 8 km/litro no etanol e cerca de 11,5 km/litro na gasolina, em trechos mistos urbano/rodoviário. O sedan chega às lojas agora em março e tem garantia de três anos. Há uma versão mais básica, com rodas aro 16″ e menos equipada que começará em R$ 69.990.
Detalhes técnicos
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1.6, 16V, turbo, flex
Potência: 173 cv (E)/166 cv (G) a 6.000 rpm
Torque: 24,5 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: Automático de seis marchas, tração dianteira
Direção: Eletro-hidráulica
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)
Pneus: 225/45 R17
Comprimento: 4,62 metros
Entre-eixos: 2,71 metros
Tanque: 60 litros
Porta-malas: 450 litros
Peso: 1.390 kg
Veja também
Carros de passeio
Novo motor Toyota 2.0T: mais de 400 cv!
Carros de passeio
Mustang tem mais novidades para 2025
Carros de passeio
Recorde de Porsche no Brasil, em 2024
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio