Publicado em
Carros de passeio
FORD APRESENTA O NOVO MUSTANG GTD COM MAIS DE 800 CV DE POTÊNCIA!
Depois de apresentar o Mustang GT3 na segunda semana de junho, a Ford Performance confirmou os rumores e revelou nesta sexta-feira (17/08) o novo Mustang GTD. Este é mais uma versão especial que estreia exclusivamente para clientes selecionados, em um lote limitado de apenas 100 unidades. GTD será a opção mais “radical” no portfólio do Mustang, possuindo aerodinâmica ativa e diversas características que lembram os carros de corrida.
O Mustang GTD nasceu quando um punhado de membros da equipe Ford se reuniu em 2021 para uma nova missão após o expediente que no papel parecia um sonho impossível: projetar um Mustang para enfrentar o melhor dos carros esportivos europeus. Segundo Jim Farley, presidente e CEO da Ford: “ Esta é uma nova abordagem para nós. Não projetamos um carro de estrada para a pista, criamos um carro de corrida para a estrada. O Mustang GTD pega a tecnologia de corrida do nosso carro de corrida Mustang GT3, envolve-o em uma carroceria de fibra de carbono do Mustang e o lança nas ruas”.
Por aqui, a versão GTD foi fortemente inspirada no Mustang GT3 que está programado para correr em Le Mans no próximo ano. De cara podemos notar que a nova versão do Muscle Car está mais largo, graças ao novo body kit aerodinâmico que contempla pára-choque dianteiro com spoiler redesenhado, saias laterais, extrator traseiro e um aerofólio gigantesco instalado logo acima do porta malas.
“Nossa equipe de design trabalhou em conjunto com a equipe de design do Mustang GT3 e a equipe aerodinâmica, compartilhando soluções entre carro de corrida e carro de estrada e vice-versa. Este é um projeto impulsionado pela aerodinâmica”, comenta Anthony Colard, gerente de design da Ford Performance.
O Mustang GTD aproveita o uso extensivo de painéis de carroceria de fibra de carbono para reduzir o peso, baixar o centro de gravidade e melhorar a capacidade de resposta. Os para-lamas, capô, tampa que substitui a tampa do porta-malas, soleiras das portas, divisor dianteiro, difusor traseiro e teto são todos em fibra de carbono com painéis frontais e traseiros opcionais em fibra de carbono.
Sob o capô, o motor V8 superalimentado de 5,2 litros vai garantir uma potência superior aos 800 cv, o que tornaria este Mustang o mais forte já construído pela fabricante. O conjunto mecânico possui um escapamento de titânio com um sistema de válvula ativa. Já a caixa de marchas – instalada na parte traseira – será automática de dupla embreagem e oito marchas aliado a tração traseira.
O conjunto mecânico ainda vem com suspensão semi-ativa que pode ajustar as taxas de mola e a altura, sistema de resfriamento do motor e câmbio de alto desempenho, freios de carbono-cerâmica assinados pela marca Brembo e rodas alumínio forjado de 20 polegadas calçadas com pneus esportivos focado no desempenho pista.
O novo Ford Mustang GTD vai custar cerca de US$ 300.000 – Aproximadamente R$ 1,5 milhão em uma conversão direta sem impostos – e estará disponível com várias combinações de cores internas e em vários pacotes de opções especiais. Projetado e desenvolvido como uma colaboração entre a Ford e a Multimatic – empresa que desenvolveu o Mustang GT3, o Mustang GT4 e o Ford GT vencedor de Le Mans – a fabricante americana espera elevar a posição do Mustang como o carro-chefe mais competitivo e bem-sucedido da marca.
Veja também
Carros de passeio
Novo motor Toyota 2.0T: mais de 400 cv!
Carros de passeio
Mustang tem mais novidades para 2025
Carros de passeio
Recorde de Porsche no Brasil, em 2024
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio