Publicado em
Carros de passeio
GM encerra produção do Chevrolet Camaro
Fim da linha para o Chevrolet Camaro. A produção da sexta geração do lendário muscle car foi encerrada no último dia 14 de dezembro, quando o último modelo cupê foi concluído na fábrica da General Motors Corporation em Lansing, Michigan, nos Estados Unidos. A versão com carroceria cabriolet foi encerrada antes, em 22 de novembro.
A descontinuação do Camaro na semana passada ocorreu um mês antes do previsto e pegou muita gente de surpresa. Em março deste ano, a GM anunciou que o carro esportivo sairia de linha em janeiro de 2024. A fabricante, que encerrou a produção do modelo sem fazer alarde, não explicou os motivos de ter concluído a produção do veículo antes do tempo programado anteriormente.
Em nota enviada à Road & Track, a montadora declarou que o “Camaro é um produto apaixonante” e que o veículo “desenvolveu uma base de fãs em todo o mundo e trouxe pessoas para as concessionárias Chevrolet por gerações”. A GM ainda acrescentou que a sexta geração do muscle car “representou especificamente o atletismo e a compostura, exalando confiança na estrada e domínio na pista”.
A GM ainda determinou se haverá uma sétima geração do Chevrolet Camaro. O modelo encerrado na última semana, porém, certamente foi o último com motor a combustão “puro sangue”. Caso decida lançar uma evolução do carro, a GM deve adotar um sistema de motorização elétrico de alta performance.
Chevrolet Camaro de despedida
Como não poderia ser diferente para um carro tão icônico, a sexta geração do Chevrolet Camaro vai encerrar sua trajetória no mercado com uma versão especial de despedida. Chamada de “Collection”, a série derradeira será oferecida com o pacote SS. Isso significa que o carro vem com motor V8 6.2 de 461 cv e 62,9 kgfm de torque associado ao câmbio automático de 10 marchas.
O Chevrolet Camaro Collection, inclusive, já está confirmado para o Brasil. Por aqui, a série especial será limitada em 125 unidades, sendo 120 modelos cupê e cinco conversíveis. O muscle car de coleção será vendido no país com preços entre R$ 555 mil (na versão cupê) e R$ 595 mil (conversível).
A atual geração do Camaro chegou ao mercado brasileiro em 2010. Desde então, a GM do Brasil vendeu mais de 6,5 mil unidades do modelo no país. Com esse volume de emplacamentos, o muscle car da GM foi o carro esportivo de alto rendimento mais vendido no país.
Veja também
Carros de passeio
Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil
Carros de passeio
Mais leve e com potência extra, novo BMW M3 CS chega ao Brasil em tiragem super limitada
Carros de passeio
Nova Ferrari 12Cilindri pode ser a última com motorzão V12
Carros de passeio
Ford celebra 60 anos do Mustang com edição limitada em 1965 unidades
Carros de passeio
Chegou e já acabou: Ford vendeu 150 Mustang GT Performance no Brasil em uma hora
Carros de passeio