Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Customização

Gol 94 ganha vida nova, suspensão fixa e rodas 18″

Texto e Fotos: Leonardo Figueira

Era na garagem do vizinho que Naldo Araújo via seu sonho todos os dias. Parado atrás do portão, juntando poeira com visual maltratado, estava um Gol 1994 Azul Riviera, igual ao que tivera cinco anos antes. Sempre que via o vizinho, Naldo corria para perguntar se o carro estava à venda. A resposta era igual: “Não quero vender, ainda vou arrumar o Gol”. Só depois de muita insistência, e uma pintura mal feita no Volkswagen, é que ele conseguiu convencer o antigo dono a abrir mão do projeto. A grama do vizinho sempre é mais verde, Naldo sabia disso.

GOL SOCADO (4)
“Todos os meus carros foram rebaixados, é algo que está no sangue. Só dei uma parada quando meu filho nasceu, mas agora que ele já está grandinho, posso voltar à ativa”, conta.Fica óbvia a primeira modificação que ele fez no xodó. Um sistema fixo instalado na Fênix suspensões, Zona Sul de São Paulo, e um jogo de rodas aro 17” já melhoraram o visual do Golzinho, mas não era o bastante. Com o quadrado equipado, Naldo voltou a frequentar eventos e viu carros montados com rodas maiores, pneus finos e bem mais baixos. “Há um tempo, não existiam essas medidas de pneu para aros maiores”, lembra o proprietário.

GOL SOCADO (1)
Depois de fazer novas amizades, Naldo decidiu colocar uma roda maior e abaixar mais o quadrado. Antes, porém, era preciso refazer toda a funilaria do carro e, claro, a pintura estragada pelo antigo dono. Com o Volks desmontado, ele já foi atrás de algumas peças para incrementar a aparência da caranga. Os bancos Recaro originais do Gol GTI “Bolinha” foram comprados de um amigo. “Gostei do visual deles, pois a cor e o desenho combinaram com o exterior”, explica. Os para-choques e os borrachões das laterais, que estavam bastante detonados, eram paralelos. Naldo conseguiu achar os para-choques originais, e ainda descolou um par de faróis Cibié novos.

GOL SOCADO (3)
A mecânica recebeu um trato para ficar zerada, ganhou até coletor de escape 4×1. Depois disso, chegou a hora de montar as novas rodas aro 18” e abaixar ainda mais o carro. Um dos amigos que Naldo fez ao voltar aos encontros foi Thiago Rabaneda da DownHard suspensões, também na Zona Sul de SP.

GOL SOCADO (10)
Thiago fez um belo retrabalho na caixa de ar traseira para que as Orbital 18” não pegassem em nada. Na dianteira, a ponta de eixo foi refeita, a mecânica erguida. Reforços foram aplicados na longarina junto com o chapeamento na parte inferior. O trambulador de engate rápido da AG Performance não utiliza buchas e, por isso, não tem perigo de escapar. Algo que já aconteceu com Naldo. Em ruas boas, o Gol anda como 0km. Liso, não pula nem é desconfortável.

GOL SOCADO (2)
Depois de curtir bastante as clássicas rodas da VW, Naldo encontrou um desenho que o conquistou. São réplicas do modelo de Mini Cooper. Fabricadas pela Volcano, as 18” x 6” encaixaram perfeitamente. “Vi a roda em uma loja e achei que não iria combinar com o carro, mas foi só fazer um teste e me apaixonei na hora. Nem precisei trocar os pneus, usei os mesmos 165/35”, vibra Naldo.

GOL SOCADO (11)
Ele já garantiu seu lugar em Águas de Lindóia (SP) durante o sétimo Bubble Gun Treffen (que rolou entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro deste ano). E ele foi rodando baixo até a praça Adhemar de Barros. Lá, o Gol “deitou” na grama verde e esqueceu do exílio que viveu com o vizinho de Naldo.

BX DownHard_728x120_Mod02