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Gol G6 arrasa com visual diferenciado e sonzeira pesada
MAIS UM PRA CONTA – Entusiasta sonoriza seu VW exatamente como em seus últimos três modelos: com sistema de qualidade e graves massacrantes
Marcos Secio, dono do Gol G6 que você conhece a partir de agora, é vidrado em som automotivo e carros rebaixados. Para nós da FULLPOWER, ele já é um velho conhecido. Afinal, em nossas edições 113 e 133, o cara já apareceu por aqui com um Punto e uma Saveiro, ambos sonorizados com sistemas da pesada. Fazendo jus aos projetos anteriores, o Golzinho é de tirar, ou melhor, “arrancar” o chapéu, tamanha a potência dos graves de seu som. E como de praxe, toda a instalação foi feita pela loja W-30 Culture Sound, comandada por Marcio Luiz. Responsável pelo projeto, Marcião contou que foi necessário um mês inteiro de muita dedicação para que a sonzeira ficasse pronta. “Fizemos um trabalho pesado de tratamento acústico utilizando mantas DAT nas portas, teto e tampa do porta-malas. Fora isso, a caixa dos subwoofers também exigiu dias de empenho para ficar na litragem correta, bem reforçada, com dutos sob medida”.
Sintonizada em 34 Hz, ela foi construída em madeira MDF de 20 milímetros e dividida em duas câmaras de 55 litros. Segundo o instalador, essa é a litragem ideal para os subs JL de 12”, cada um com 600 W RMS de potência. “Estes falantes da linha W6V3 são extremamente fortes. Para não correr o risco de a caixa vibrar nem abrir, travamos suas paredes com diversas barras de metal”, ressaltou.
Para alimentar essa dupla da pesada, a equipe da W-30 instalou dois módulos DAT PR1000 (um para cada sub) e um megacapacitor de 4 Farad, escondido sob a “capa” de fibra de vidro (revestida com carpete) que cobre toda a caixa.
Aros de acrílico e iluminação com lâmpadas LED brancas também foram adicionados e ajudam a personalizar o bagageiro. “Os demais equipamentos expostos são os crossovers e o módulo que ‘empurra’ o kit três vias da dianteira”, contou o instalador.
Partindo para o habitáculo, Marcio relembra da única ressalva feita pelo dono da caranga: manter o player original de fábrica. “Contei que isso poderia comprometer todo o projeto, já que estes aparelhos não costumam oferecer uma boa qualidade sonora.
Como solução, sugeri a instalação de um processador de áudio, expliquei como funcionava e o Marcos topou na hora”.
O processador escolhido foi o Bit Ten, da Audison, que além de possuir cinco canais, 32 bandas de equalização, regulagens de adianto/atraso da resposta de cada falante e ganho do subwoofer, permite a gravação de várias “setagens” do som e vem com DRC — controle remoto fixado no console central, abaixo do player. Com a ajuda de um notebook, Marcio se conectou ao aparelho, instalado sob o banco do motorista, e com o software Bit Tune criou duas equalizações: uma mais civilizada e com maior sensação de palco sonoro, com agudos, médios e graves bem equilibrados, e outra para descabelar os ocupantes, com ênfase pesada nos graves.
Tão poderoso quanto os subs, o kit três vias teve seus midbass instalados no lugar dos falantes originais de fábrica (portas), enquanto os midrange e tweeters foram embutidos nas colunas A. “Recriamos as colunas com fibra de vidro e posicionamos os componentes na altura dos ouvidos do motorista e passageiro”, contou o instalador. Em relação aos cortes de frequência, Marcio conta que midbass foram programados para tocar de 63 Hz a 800 Hz, enquanto os midrange vão desde 800 Hz até 1,2 KHz — tweeters, de 1,2K até 20 KHz.
“Posicionamento dos falantes, cortes, tratamento acústico e ajuste do tempo de resposta dos falantes ficaram tão bons, que nem sinto falta dos componentes na traseira”, contou o dono do VW.
Após a sonzeira ser finalmente finalizada, Marcos partiu para as modificações externas. E, para deixar a Goleta com um visual mais invocado, investiu nas redondas Volcano de aro 18”, réplicas das Fifteen 52, modelo Tarmac. Os borrachudos têm medidas 205/35 e a suspensão, regulável por meio de rosca, foi desenvolvida pela Fênix Amortecedores.
Mais do que satisfeito com sua nova cria, Marcão garante: “Nenhum dos meus projetos anteriores chegou a ter graves tão potentes assim. É um absurdo! Em breve vamos fazer testes e participar de campeonatos de SPL”.
Nós da FULLPOWER vamos ficar de olhos e ouvidos bem atentos.
Texto: Lucas Ken Ohori
Fotos: João Mantovani
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