Publicado em
Carros de passeio
Golf R400, de 400 cavalos, é destaque no Salão de Pequim
Que tal um Golf original de fábrica com 400 cavalos de potência? Ao que parece, esse sonho tem grandes chances de se concretizar, já que a Volkswagen apresentou tal versão conceitual no Salão de Pequim, na China. Batizado de R400, o foguete, segundo a montadora, carrega motor 2.0 TSI herdado do recém-lançado Golf R e teve produção supervisionada pelo alemão Fritz Eichler, também responsável pelo desenvolvimento do Mercedes-Benz A45 AMG.
A potência de 395 cv, 99 a mais do que na versão R, aparece aos 7.200 rpm, enquanto o torque, de 46 kgfm, é medido entre 2.000 e 6.000 rpm — o A45 AMG, por exemplo, tem 355 cv a 6.000 rpm. Para tornar a pilotagem desse foguete ainda mais sensacional, a Volkswagen empregou um câmbio manual de seis velocidades (de dupla embreagem) e tração integral eletromecânica 4Motion, com distribuição de força de até 100% para todas as rodas — também oriunda da versão R.
Na prática, o R400 acelera demais: faz o 0 a 100 km/h em ínfimos 3,9 segundos (1 segundo a menos do que a versão R e 0s7 inferior à Meca A45 AMG). A velocidade é limitada eletronicamente em 280 km/h, embora a VW garanta que as engrenagens do câmbio têm potencial de superar os 300 km/h. Assim como a transmissão, o chassis do R400 é “emprestado” da versão R. Ou seja, suspensões são idênticas, MacPherson dianteira e multilink traseira, com três opções de regulagem: conforto, normal e esporte. Rodas de 19”, com pneus 235/35, também são comuns entre os modelos.
Visualmente, os especialistas da Volkswagen capricharam na esportividade. Afinal, não é sempre que vimos um Golf com para-choque dianteiro com entradas de ar saradas para motor e freios. E, se não bastasse, essas “admissões” ainda ostentam fibra de carbono no acabamento — detalhes na peça traseira, que abriga a dupla saída de escape, nos retrovisores e no aerofólio também mostram o resistente material. Outro diferencial do R400 está para algumas porções personalizadas de amarelo, como a faixa dianteira (que cruza os faróis de LEDs) e as pinças de freios.
Se você ainda não se comoveu com todos esses atributos, espere só para conhecer o interior do Golf! A começar pelos bancos, revestidos em Alcantara com costuras amarelas — no caso dos dianteiros, são conchas, com bordados “R” ao centro, em tecido que remete à fibra de carbono. Laterais de portas e volante também seguem à linha, e o painel tem velocímetro marcando até 320 km/h. No Salão de Pequim, nenhum funcionário se atreveu a dizer se o carro poderia ganhar as ruas. Porém, um fatores para isso acontecer é à opinião do público — e essa, obviamente, será unânime!
Veja também
Carros de passeio
Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil
Carros de passeio
Mais leve e com potência extra, novo BMW M3 CS chega ao Brasil em tiragem super limitada
Carros de passeio
Nova Ferrari 12Cilindri pode ser a última com motorzão V12
Carros de passeio
Ford celebra 60 anos do Mustang com edição limitada em 1965 unidades
Carros de passeio
Chegou e já acabou: Ford vendeu 150 Mustang GT Performance no Brasil em uma hora
Carros de passeio