Publicado em
Carros de passeio
Golf R400, de 400 cavalos, é destaque no Salão de Pequim
Que tal um Golf original de fábrica com 400 cavalos de potência? Ao que parece, esse sonho tem grandes chances de se concretizar, já que a Volkswagen apresentou tal versão conceitual no Salão de Pequim, na China. Batizado de R400, o foguete, segundo a montadora, carrega motor 2.0 TSI herdado do recém-lançado Golf R e teve produção supervisionada pelo alemão Fritz Eichler, também responsável pelo desenvolvimento do Mercedes-Benz A45 AMG.
A potência de 395 cv, 99 a mais do que na versão R, aparece aos 7.200 rpm, enquanto o torque, de 46 kgfm, é medido entre 2.000 e 6.000 rpm — o A45 AMG, por exemplo, tem 355 cv a 6.000 rpm. Para tornar a pilotagem desse foguete ainda mais sensacional, a Volkswagen empregou um câmbio manual de seis velocidades (de dupla embreagem) e tração integral eletromecânica 4Motion, com distribuição de força de até 100% para todas as rodas — também oriunda da versão R.
Na prática, o R400 acelera demais: faz o 0 a 100 km/h em ínfimos 3,9 segundos (1 segundo a menos do que a versão R e 0s7 inferior à Meca A45 AMG). A velocidade é limitada eletronicamente em 280 km/h, embora a VW garanta que as engrenagens do câmbio têm potencial de superar os 300 km/h. Assim como a transmissão, o chassis do R400 é “emprestado” da versão R. Ou seja, suspensões são idênticas, MacPherson dianteira e multilink traseira, com três opções de regulagem: conforto, normal e esporte. Rodas de 19”, com pneus 235/35, também são comuns entre os modelos.
Visualmente, os especialistas da Volkswagen capricharam na esportividade. Afinal, não é sempre que vimos um Golf com para-choque dianteiro com entradas de ar saradas para motor e freios. E, se não bastasse, essas “admissões” ainda ostentam fibra de carbono no acabamento — detalhes na peça traseira, que abriga a dupla saída de escape, nos retrovisores e no aerofólio também mostram o resistente material. Outro diferencial do R400 está para algumas porções personalizadas de amarelo, como a faixa dianteira (que cruza os faróis de LEDs) e as pinças de freios.
Se você ainda não se comoveu com todos esses atributos, espere só para conhecer o interior do Golf! A começar pelos bancos, revestidos em Alcantara com costuras amarelas — no caso dos dianteiros, são conchas, com bordados “R” ao centro, em tecido que remete à fibra de carbono. Laterais de portas e volante também seguem à linha, e o painel tem velocímetro marcando até 320 km/h. No Salão de Pequim, nenhum funcionário se atreveu a dizer se o carro poderia ganhar as ruas. Porém, um fatores para isso acontecer é à opinião do público — e essa, obviamente, será unânime!
Veja também
Carros de passeio
Novo motor Toyota 2.0T: mais de 400 cv!
Carros de passeio
Mustang tem mais novidades para 2025
Carros de passeio
Recorde de Porsche no Brasil, em 2024
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio