Carros de passeio

Honda confirma motor VTEC turbo para o Brasil

Texto: Leonardo Figueira

1.0 L 3-cylinder direct injection gasoline turbo engine

Parece que todo mundo está dando fim aos motores aspirados, agora é a vez da Honda de aderir ao turbo no Brasil. Nesta terça-feira, 27, a montadora confirmou que irá trazer um dos motores VTEC (sigla para o comando de válvulas variável eletronicamente) turbinados para o Brasil.

A nova família de motores Honda é composta por um três cilindros 1.0 (foto acima), que ainda não teve potência e torque divulgados, o 1.5 quatro cilindros de 174 cv, que já equipa a nova geração do Civic nos Estados Unidos, e o 2.0 quatro cilindros (foto abaixo), que já roda no Civic Type R europeu e rende 280 cv. Todos têm injeção direta, turbo e, claro, comando variável VTEC.

2.0 L 4-cylinder direct injection gasoline turbo engine

Para os brasileiros interessa o 1.5 turbo (foto abaixo), que aqui também vai estar na nova geração do Civic. A Honda diz que esses motores, apesar de mais potentes, são de 10% a 15% mais econômicos que os equivalentes aspirados. A fábrica ainda não confirma, mas pode anotar que esse quatro cilindros turbo 1.5 será flex aqui e vai render cerca de 180 cv. O motor 2.0 do Civic atual continuará sendo oferecido.

1.5 L 4-cylinder direct injection gasoline turbo engine