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Hyundai HB20 modificado faz bonito nas ruas
Já está confirmado que o Hyundai HB20 vai passar por retoques visuais até o fim de 2015. Existem fotos na internet de protótipos circulando com a nova dianteira e equipamentos para o modelo 2016. Porém, se você já tem um HB20 não quer dizer que vai ficar desatualizado. Você pode seguir o exemplo do Gabriel e deixar seu Hyundai mais chamativo e personalizado. Carros modificados sempre fizeram parte da vida de Gabriel: “Desde pequeno acompanhava eventos como o Salão do Automóvel e X-Treme Motorsports”. Com isso, a vontade de ter uma caranga com a sua cara só aumentou. O jovem adquiriu um Hyundai HB20 For You, edição especial que saia com um pacote exclusivo de opcionais. Apesar de estar no mercado há quase quatro anos, é um carro difícil de ver modificado, algo que foi um mote para pôr em prática os planos que permeavam sua mente. Bastou sair da concessionária, e logo na primeira volta já encostou o hatch na Drift Suspensões, em São Caetano do Sul (SP). E, sem dó, tratou de encomendar uma suspensão a ar com seis válvulas solenóides e um compressor da americana Viair.
Próxima etapa foi garimpar um jogo de rodas que combinassem com o design do HB. Vários modelos agradaram, mas nada tão sólido a ponto de fechar negócio. Foi quando seu pequeno amigo (mais conhecido como “Anão”), lhe descolou um jogo de réplicas da inglesa 3SDM (modelo 0.05). Da marca Forza, as rodas vieram da Itália. “Quem importou as rodas trouxe apenas cinco jogos desse modelo, e este foi o primeiro que chegou ao Brasil”, jura Gabriel. As redondas são de aro 17” x 8”, e se destacam por conta do formato côncavo – uma réplica quase perfeita dos modelos britânicos que lhe deram origem. Montadas com pneus Yokohama 195/40, o conjunto de rodagem ostenta um visual stretch – ou seja, com os borrachudos esticados.
Na estica
“Sempre que posso, frequento encontros automotivos para trocar ideias, obter mais informações e dicas para melhorar o meu Hyundai”, conta Gabriel. Apesar da simplicidade do projeto, o HB20 se destaca por poder rodar baixo. Ele acredita que ainda há muito para ser feito, como deixar as rodas traseiras mais “abertas” (cambagem negativa) e assim obter um fitment perfeito – que é quando a borda superior da roda “encaixa” junto do para-lama. Além disso, os planos incluem enfeitar o porta-malas e instalar os tão desejados “hardlines” – tubulação rígida de cobre que conduz o ar comprimido. O sistema de som (ainda original) também deverá ser melhorado para fechar o projeto.
Como o carro só roda nos finais de semana durante rolês e viagens, o motor tricilíndrico 1.0 de 80 cv é suficiente e bebe pouco. “Não curto acelerar muito, rodo tranquilo e por isso não vou inventar nada na mecânica”, comenta. O irmão de Gabriel, Fernando Luiz, também tem um HB20 e, depois de ver a invenção do irmão no compacto, tomou gosto pela coisa e já abraçou um jogo de réplicas da Work Equip, de aro 17” x 7,5”. Agora é só uma questão de tempo até ver os dois Hyundai rodando juntos, baixos e cheios de estilo.
FICHA TÉCNICA
Motor > 3 cilindros em linha, 1.0 litro
Alimentação > Injeção eletrônica, flex
Potência > 75 cv (G) e 80 cv (E) a 6.200 rpm
Torque > 9,4 kgfm (G) e 10,2 kgfm (E)a 4.500 rpm
Transmissão > Manual, cinco marchas, tração dianteira
Freios > Dianteira: discos sólidos / Traseira: tambores
Pneus > 195/40
Rodas > Aro 17” x 8”
Upgrade > Suspensão a ar, rodas, sistema de som e LEDs na lanterna dianteira e luz de ré
Empresa > Drift Suspensões
Texto Leonardo Figueira / Fotos João Mantovani
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