Publicado em
Carros de passeio
Jaguar XE Project 8 acelera em 3,3 segundos, com 321 km/h de máxima
A Jaguar revelou na noite desta terça-feira (27) o XE SV Project 8 que a gente adiantou aqui na FULLPOWER esta semana. Os britânicos da SVO (Special Vehicle Operations) não estavam para brincadeira mesmo, porque, diferentemente do flagra – que mostrava uma customização mais comportada –, o sedã veio com o visual brutal do conceito, fazendo jus à cavalaria que ele traz sob o capô.
Os números oficiais do SV Project 8 são absurdos. O motor 5.0 V8 de 600 cv, aliado ao câmbio automático de oito marchas, praticamente catapulta o bichão aos 100 km/h em meros 3,3 segundos. E ele ainda atinge 321 km/h de máxima. Essas são credenciais de superesportivos com plataforma de fibra de carbono, mas a gente está falando de um modelo derivado do convencional XE (que, convenhamos, já é bem nobre por usar extensivamente o alumínio em sua construção).
Assim como a gente mostrou nas fotos do conceito do projeto, a versão de produção (limitada a 300 unidades) traz uma asa generosa atrás, com pá regulável, para-choques e capô de fibra de carbono e um assoalho plano sob a carroceria. As rodas são de 20” de liga de alumínio forjada.
Para controlar toda essa disposição do sedã, a SVO tratou de instalar molas mais firmes e amortecedores continuamente variáveis, que podem rebaixar a altura do carro em 15 mm para uso em pistas. O modelo também conta com diferencial ativo eletrônico com sistema de arrefecimento de óleo e um jogo discos de freios de carbono e cerâmica, que estreia uma tecnologia inspirada em carros de Fórmula 1 num Jaguar. A tração é sempre integral.
A cabine do Project 8 obviamente mereceu atenção especial, já que boa parte do acabamento é feito em fibra de carbono e revestido de alcântara. De série, o XE nervosão vem com o tradicional banco traseiro, mas o interessado pode optar por retirar os assentos e instalar uma gaiola de proteção para as pistas, de fábrica. Com este opcional, os bancos da frente para corridas são feitos de fibra de carbono.
É uma pena que até para os ingleses esse brinquedo aí é uma facada no peito. Cada uma das 300 unidades não vai ser por menos de 150 mil libras (cerca de R$ 635 mil em conversão livre).
Veja também
Carros de passeio
Novo motor Toyota 2.0T: mais de 400 cv!
Carros de passeio
Mustang tem mais novidades para 2025
Carros de passeio
Recorde de Porsche no Brasil, em 2024
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio