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Customização

Lexus GS 400: um VIPstyle na pegada da máfia japonesa

Lá no Japão, os VIP Style eram associados a um grupo criminoso conhecido como Yakuza, com mais de 100 mil associados.

Os chefões desta máfia usavam como base sedans caros, top de linha na Terra do Sol Nascente, especialmente Lexus, a divisão de luxo da Toyota. Hoje em dia, esse tipo de customização se alastrou e há carros alemães e americanos, por exemplo, montados no mesmo estilo. Os pontos altos dessa personalização dos “fora da lei” japoneses são rodas largas, suspensão rebaixada, carroceria alargada, sistema de áudio e vídeo, entre outros.

A suspensão a ar fica no chão com ele parado. Para rodar, bastante levantar levemente pelo controle remoto

Roberto Kishi, um fã de carros modificados de São Paulo, montou um belíssimo GS400, 1998, na pegada nipônica. “Eu gosto de motos e carros modificados. Conforme consigo, monto naves diferentes para rodar na rua ou para acelerar em Track Days”, conta o paulistano.

Depois desse GS400 V8 4.0 inteirão, Kishi começou a comprar alguns equipamentos pela internet. Spoiler dianteiro e aerofólio traseiro, por exemplo, foram adquiridos on-line. Os paralamas e laterais traseiras foram alargados e pintados, pois um VIP Style de responsa tem que ficar anabolizado e escondendo um pouco de pneu stretch, R18, 215/35 dianteiros e 225/30 traseiros. O sistema de suspensão escolhido, a ar, foi instalado na Charada Film (SP) e permite rodar rente ao chão graças ao acerto de cambagem negativa das quatro rodas Lowehart LR5, três peças e talas 9,5“ e 10,5”.

Até as rodas traseiras ganham cambagem negativa

Atrás, por exemplo, são oito graus negativos, deixando um aspecto bem radical do conjunto roda/pneu em relação à carroceria. Esse jeitão torto foi conseguido com alterações nas bandejas — corte e solda — e com uma barra de rosca sem fim. Na frente, a cambagem é de quatro graus negativos. “Parece estranho, mas o que está por vir é pior. Kishi está importando do Japão as bandejas prontas para essa personalização e a graduação vai ser animal: -7o na frente e -11o atrás”, revela Daniel Lopes, da H3 Customs.

Manômetros indicam o funcionamento da suspensão a ar. Eles ficam no porta-luvas

Internamente, os VIP Style devem ser tão bem tratados quanto a parte de fora e até detalhes de uso pessoal fazem parte do carro. No caso de Roberto, ele usa um amuleto típico do Japão pendurado no espelho interno. “Isso é tradição no VIP: o dono do carro personaliza como quer e leva seus objetos pessoais para ter sorte. No meu caso, levo um Fusa kiku Knot, da Junction Produce, marca tradicional nesses acessórios”, fala o supersticioso dono.

Mas, é no som montado pela H3 Customs que o bicho pega. Uma unidade central Pioneer DVD-player 8085BT comanda o sistema.

Som no compartimento de bagagens bomba no luxuoso sedan

Os kits duas vias JBL de 6” foram instalados nos locais originais e quem vai de passageiro nem percebe alterações. Ao abrir o porta-malas, dá para entender o poder da sonzeira: dois subs de 12”, JBL, linha MS, estão montados em uma caixa selada com aproximadamente 35 litros de capacidade. Dois amplificadores mono e um estéreo, da mesma marca, empurram tudo, enquanto um capacitor de 3 farad segura o pico dos graves.

Porta-malas forrado de equipamento

Os olhos não veem, mas um revestimento de manta asfáltica pelo porta-malas encorpa os graves. Mesmo com tantos equipamentos, o estepe continua no local original e pode ser removido no caso de um pneu furado. Dá para notar o pneu extra pela tampa com acabamento em couro e um acrílico com um brasão Vip/Luxury, duas palavras essenciais no estilo da máfia japonesa.