Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Customização

Mercedes GLA recebe som de qualidade e upgrades no motor

MANT9105

Equipar seus carros com um sistema de som potente e de alta fidelidade é praxe para o empresário Ricardo Santana, dono desta Mercedes-Benz GLA 200 ano 2014. Por conta desse gosto, aliás, foi que ele conheceu a instaladora Young Sound, localizada no bairro do Tatuapé, na cidade de São Paulo. A loja sempre deu um tratamento de primeira em suas viaturas mas, desta vez, ele ainda não sabia muito o que fazer com a Meca. “Quando chegou aqui, o pedido de Ricardo era apenas películas de segurança anti-vandalismo da 3M, uma câmera de ré e o espelhamento entre smartphone e a tela da central multimídia original do carro”, conta Gil, um dos responsáveis pelo projeto, ciente de que poderia oferecer algo mais.

MANT8932

Enquanto o trabalho era realizado, Gil trocou algumas ideias com Carlos Alexandre, outro especialista e colega de trabalho da Young e bolaram upgrades para o sistema de áudio. “Como a versão do carro (Vision Black) já traz diferenciais visuais de fábrica, como teto solar panorâmico, detalhes na grade, painel traseiro e jogo de rodas com pintura na cor preta, sugerimos dar uma caprichada na sonzeira para deixá-la à altura de toda essa exclusividade”, conta a dupla. O proprietário topou na hora e deu o aval para seguirem em frente.

MANT8990

Gil foi quem selecionou os equipos para serem instalados. Para preservar a central multimídia original e compensar suas fragilidades, começou com um processador de Audio Bit Ten, da Audison, que possibilita ajustes finos de resposta de frequência, equalização de cada alto-falante e, consequentemente, criar um bom palco sonoro no habitáculo. Nas portas dianteiras, um kit duas vias da linha JL Audio C3 tomou o lugar dos componentes originais e toca de 80 Hz até 5.000 KHz. “Para reforçar o estéreo na traseira, optamos por coaxiais da mesma linha, mas com corte de frequência progamado para tocá-los apenas a partir dos 120 Hz”, ressalta Gil.

MANT8955

A instalação também foi cuidadosamente estudada para extrair o máximo de rendimento dos falantes e evitar vibrações indesejadas. “Fizemos um tratamento com mantas acústicas nas portas e criamos baffles em MDF. Esses aros de madeira garantem melhor fixação e vedacão dos falantes”, conta Carlão, autor das obras.
E a diferença é brutal. A sonzeira tem alta definição e toca com vontade, empurrada por um módulo DAT PR4160 de quatro canais de 85 W RMS cada. Instalado no porta-malas, este amplificador divide espaço com a caixa do subwoofer e o outro módulo DAT, um PR1000 mono.

MANT8945

“Como o Ricardo utiliza o carro diariamente, não queria algo que ocupasse muito espaço no bagageiro. Por isso optamos pelo sub JL da linha TW3. Além de ter 10” de diâmetro, seu formato é slim, fininho, e não requer caixas acústicas de litragem muito altas. A selada, neste caso, tem apenas 15 litros e é sufuciente para fazer o sub tocar a partir dos 42 Hz, frequência que atende bem ao gosto musical do proprietário: o rock”, ressalta Gil.
Para destacar ainda mais o trabalho, Carlão fez molduras acrílicas que envolvem sub e módulos e recriou o logo Mercedes (no assoalho) usando massa plástica. O toque final ficou por conta da iluminação, feita com lâmpadas LED que acendem nas cores vermelha e branca e garantem um visual mais moderno ao projeto.

MANT9086

Empolgado com o resultado das modificações, Ricardo partiu também para um remapeamento de injeção do motor 1.6 Turbo, que tem originalmente 156 cavalos. Com um sistema da Powerfull, garante algo em torno de 30 cavalos extras. De quebra, um Sprint Booster entrou em cena para tornar a resposta do acelerador mais direta quando desejado. “A eletrônica deu uma boa diferença e o carro ficou muito mais liso e prazeroso de pilotar. Para quem chegou à loja sem muitas ideias de modificação, Ricardo foi longe. Felizmente, conseguimos ajudá-lo em mais um projeto, atendendo suas exigências e tornando o carro divertido, elegante e discreto para uso diário”, completa Gil.

Texto: Lucas Ken Ohori

Fotos: João Mantovani