Publicado em
Carros de passeio
Mobi Way: conheça o pequeno aventureiro da Fiat
Texto: Eduardo Bernasconi / Fotos: divulgação
Muita gente olha para o Fiat Mobi e enxerga um Mini-Uno. Dá para entender: além do visual semelhante, o powertrain com motor quatro cilindros em linha 1.0 (Fireflex, veja ficha técnica abaixo) e câmbio manual de cinco marchas é igual ao utilizado no modelo já conhecido. Segundo a cúpula da Fiat, os proprietários de modelos com este motor o colocam como destaque, elogiam seu funcionamento e confiabilidade. Daí a razão para mantê-lo no lançamento e não atacar de três-cilindros, sobrealimentado ou não, como outras fabricantes estão fazendo. O Mobi Way já está nas lojas, começa em R$ 39.300 e quer brigar com VW Cross up!, por exemplo.
Para que o conjunto mecânico mantivesse sua boa fama, a Fiat trabalhou forte para deixar o Mobi compacto e leve (966 kg). Ele se comporta bem para um modelo de entrada, especialmente nessa versão Way, mais ”aventureira”. Além dos apliques da carroceria, a suspensão é bem diferente das outras versões do modelo, a começar pela altura: está 15 mm mais alto que a básica, tem barra estabilizadora e pneus mais aptos para trechos sem asfalto. Nosso test-drive foi basicamente na terra e ele encarou bem as estradinhas do interior paulista, com direito a saltar algumas lombadinhas, passar por muitos buracos, valetas, pedras, grama, cascalho, quase de tudo. Claro que não vai encarar um lamaçal, trilha ou off-road pesado, mas a buraqueira das cidades brasileiras e as estradas vicinais de terra ele engole fácil.
Se comparado ao Uno, a rigidez estrutural mudou bastante e há economia de peso, material e construção do carro. O assoalho, por exemplo, recebeu novo desenho, com formato diferenciado e inovador, garantindo a tal rigidez necessária, assim como absorção de impacto. Em outros modelos, a absorção era conseguida inserindo material. Isso vale para todos os Mobi e a Fiat espera receber boa pontuação no Latin NCAP, teste que classifica a segurança dos veículos – as leis mudaram, os teste estão mais severos, mas os executivos estão otimistas com o resultado do compacto de 3,59 metros de comprimento.
Para quem gosta de um projeto diferente, dá para pegar essa versão Way e fazer na pegada do Uno (também Way) que montamos no FULLPOWER Projects, com rodas maiores, suspensão a ar e sonzeira.
Ficha técnica
Motor 1.0 Fireflex
Potência 73G/75A cv a 6.250 rpm
Torque 9,5G/99A kgfm a 3.850 rpm
Câmbio 5 marchas, manual
Pneus 175/65 R14
Peso 966 kg
Consumo médio 12,2G/8,8A km/litro
Veja abaixo mais fotos do Fiat Mobi Way:
Veja também
Carros de passeio
Novo motor Toyota 2.0T: mais de 400 cv!
Carros de passeio
Mustang tem mais novidades para 2025
Carros de passeio
Recorde de Porsche no Brasil, em 2024
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio