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RIP R8: Audi encerrou produção do superesportivo
Mais um ano em produção e o Audi R8 alcançaria a maioridade. A marca das quatro argolas recentemente encerrou as atividades na linha de montagem do superesportivo em Böllinger Höfe, na Alemanha, onde o modelo foi produzido nos últimos 17 anos.
O fim do R8 foi anunciado pela Audi no último trimestre de 2022, quando a montadora informou que o modelo do ano de 2023 seria a linha derradeira da série, limitada a 2.000 unidades, incluindo a edição de despedida R8 V10 GT RWD. Porém, a demanda pelo carro nesse período foi tão alta que a fabricante estendeu a produção por mais alguns meses.
O último exemplar do R8 produzido pela empresa alemã foi um modelo V10 Performance Quattro Edition Coupe, com a chamativa pintura amarela Vegas Yellow. Por ser um carro histórico, esse modelo em questão, de acordo com o Top Gear, será guardado na coleção Audi Tradition, que preserva a história da fabricante – não confundir com o museu da Audi em Ingolstadt.
Com o fim da linha do R8, a Audi também encerra a produção de automóveis com motores V10. A edição final do carro com esse motor entrega impressionantes 610 cv de potência, levando-o à velocidade máxima de 320 km/h.
A Audi ainda não deu pistas se haverá um sucessor para o R8. Caso isso ocorra, uma nova geração do superesportivo certamente deverá contar com motorização elétrica, uma vez que essa é uma das principais bandeiras da fabricante atualmente com a linha e-tron.
Audi R8 foi estrela de cinema
A história do Audi R8 teve início em 2003, com o ousado protótipo Audi Le Mans quattro Concept, apresentado no Salão de Frankfurt. Seu design visionário, inspirado no sucesso da montadora nas 24 Horas de Le Mans, prenunciava a chegada de um superesportivo de rua que redefiniria os limites do desempenho da fabricante.
Em 2004, o Audi RSQ, um carro-conceito futurista e protagonista do filme “Eu, Robô”, capturou a imaginação do público e serviu como um aperitivo para o que estava por vir. O R8 de produção, finalmente lançado em 2006 no Salão de Paris, converteu a fascinação em realidade. O lançamento do carro no mercado europeu ocorreu em 2007.
A primeira geração do R8 era impulsionada por um motor V8 4.2 FSI de 420 cv, derivado do Lamborghini Gallardo. Em 2008, a versão V10 5.2 FSI de 525 cv elevou o carro esportivo da Audi a outro patamar de desempenho, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3.9 segundos e velocidade máxima de 316 km/h. Nesse mesmo, o superesportivo também apareceu no primeiro filme do “Homem de Ferro”.
Em 2013, o carro recebeu um facelift que aprimorou sua estética com faróis de LED e lanternas traseiras redesenhadas, além de aumentar a potência do V8 para 430 cv e do V10 para 560 cv. A introdução da versão Spyder conversível em 2009 expandiu ainda mais o apelo do carro, oferecendo a mesma performance com a emoção de dirigir ao ar livre.
A segunda geração do R8, lançada em 2015, representou um salto tecnológico significativo. Um chassi de alumínio e fibra de carbono reduziu o peso do veículo, enquanto a aerodinâmica aprimorada otimizou o desempenho em alta velocidade. O motor V10 5.2 FSI foi aprimorado para entregar 540 cv e 610 cv nas versões standard e Performance, respectivamente.
O R8 de segunda geração incorporou tecnologias inovadoras como o cockpit virtual da Audi, que colocava todas as informações relevantes ao condutor em um display digital personalizável. A tração integral quattro, aprimorada com vetorização de torque, proporcionava agilidade e maior controle na condução em alta velocidade.
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