Publicado em
Customização
Sonho de montar este Audi A3 com suspensão a ar quase “escapa“ da mão de seu dono
Texto: Leonardo Figueira / Fotos: Ricardo Ourique
Filipe Ourique tinha 17 anos quando encontrou esse Audi A3 1.8T em um classificado na internet. Como o cara ainda não tinha idade e grana para comprar, mostrou a caranga para o seu amigo Emerson Montezano da Bass Auto Center, em Torres (RS), que se apaixonou pelo carro e “atravessou” Filipe comprando primeiro. “Naquele exato momento achei que o sonho de ter aquele carro na minha garagem tinha ido por água a baixo”, lembra o cara. Para sua sorte, alguns meses depois, Emerson colocou o Audi a venda, e Filipe não pensou duas vezes em abraçar seu sonho.
“Quando peguei o carro a intenção era fazer upgrades no motor visando desempenho, porém houve algumas mudanças no meio do caminho e acabei me rendendo aos carros baixos”, conta Filipe. O cara teve bastante influência do seu irmão Ricardo, que já apareceu aqui na FULLPOWER com seu Passat Variant. Para instalar a nova suspensão, Filipe não teve ressentimentos e levou o carro para o Emerson da Bass Auto Center, onde foi instalado um kit de suspensão a ar da Tebão com bolsas lisas, bloco de válvula de 8mm e amortecedores da própria marca. Cilindro e linhas rígidas (hardline) também são de alumínio, além do controle de gerenciamento de altura I-System. “A parte mais trabalhosa na instalação foi o hardline, pois a ideia é ter o melhor aproveitamento de espaço para não comprometer o porta malas, manter o subwoofer e não perder a qualidade do som.”, conta.
Falando sobre o som, o carro conta com dois kits duas vias da marca JBL, tocados por 2 amplificadores da marca JL e um subwoofer BravoxSlim de 10″ no porta malas, que é auxiliado por um amplificador SD700. Outros mimos que o A3 recebeu foi um abafador de 3.5″ em inox feito pelo pessoal da Força Livre Exhaust, de Porto Alegre, além disso o volante foi revestido em camurça pelo pessoal da Lotse Volantes.
As rodas da TSW modelo Nurburgring são aro 18″ com tala 8″ são forjadas e foram compradas e montadas no carro do pai de Filipe, depois que seu pai vendeu o carro o cara adotou as rodas na hora. Para chegar ao fitment desejado na traseira, foi utilizado um par de espaçadores de 15mm da AutoPlayerz e pneus Falken ZE912 ZIEX nas medidas 215/40.
Por enquanto o cara está bem sossegado com o carro, mas questionado sobre o futuro do projeto, Filipe conta: “Mai para frente eu quero uma roda com tala mais larga e instalar os sensores da suspensão. O motor também tenho vontade de mudar algo, como mandar a turbina para a TK turbos e trocar o rotor para que renda alguns cvs a mais”. Ok, Filipe. Mas cuidado para quem você fala seus planos. Não vai querer que outro amigo seu “atravesse“ seus sonhos, né?
Veja também
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Customização
Pininfarina lança série de hipercarros inspirados no Batman
Customização
Karmann-Ghia roda em São Paulo no estilo da Califórnia
Customização
Rara Kombi “barndoor” de 1950 passou por customização polêmica; entenda o caso
Customização
Ford 1932 apodrecido é resgatado em fazenda e vira um hot rod impecável
Customização