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Customização

Volkswagen Bora ganha acabamentos e rodas com cobre

Texto e fotos: Leonardo Figueira

Roque Neto é um desses caras que nasceu rodeado por carros. Ele, o pai e o irmão mais velho fundaram a Kaef Cabeçotes Especias e ficaram bastante conhecidos pela preparação especial para várias equipes de Arrancada, Circuito, Rali e Campeonato de Marcas e Pilotos. Durante os 16 anos no ramo, Roquinho, como é chamado pelos amigos, teve vários carros de diversas marcas e modelos em suas mãos. Mas precisou se desfazer de todos em 2011, quando seu irmão e seu pai vieram a falecer. A preparadora fechou e Roque seguiu um novo rumo.

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No entanto, sua paixão por automóveis não foi apagada. Depois de um longo período longe do mundo das carangas modificadas ele adquiriu um VW Bora 2007. “Eu gosto tanto desse carro que já tive dois, e esse é o terceiro”, conta Roque. Batizado pelo dono de Bora VIP, o carro ganhou teto solar, couro bege nos bancos, DVD Pioneer e rodas 17”. Para jogar a caranga no chão, Roquinho recorreu ao seu amigo de longa data, Rodrigo Gomes, da Surface Custom, na Zona Sul de São Paulo.

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A proposta foi a de um projeto diferente de suspensão a ar em que pudesse homenagear seu pai. “Não queria fazer um hardline (linhas que distribuem o ar presssurizado) comum, então a ideia que tive junto com Rodrigo foi usar a profissão do meu pai, ferramenteiro torneiro, como tema. Fizemos o porta malas com engrenagens que eu mesmo usinei simulando uma máquina em funcionamento, tudo de cobre”.


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portamalas

A suspensão a ar conta com bolsas de 100 mm na dianteira e 90 mm na traseira, o compressor é da gringa Viair com válvulas independentes e amortecedores com nitrogênio. Para comandar o sistema, foi escolhido o gerenciador da AirMonster.
Com a suspensão pronta, Roque ligou para o Flávio Gagliardi, da Juts Imports, e encomendou os apliques do interior e o volante de madeira originais do Jetta GLI MK4 gringo.

Interior

Para combinar, a capa do motor 2.0 recebeu envelopamento de madeira. As redondas adquiridas na Two Brothers, Zona Oeste de São Paulo, são as GSW Nurburgring aro 19”. Para as rodas combinarem com o resto do carro, Roque decidiu banhá-las no cobre.

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Para realizara missão, ele foi à mesma metalúrgica onde fez as peças do porta-malas. “Recebi um não logo de cara, eles alegavam que o acabamento iria manchar e não ia ficar bom, mas eu insisti e pedi um teste. Assim que vi o resultado, me espantei. Era exatamente o que esperava”, vibra

bora

Os center caps das rodas foram usinados em ferro pelo próprio Roque e têm a inscrição “VIP”. “Quem via o carro depois de pronto nos eventos e encontros achava bonito, mas não conhecia a história por trás dele”. Agora todo mundo sabe, Roque.