Publicado em
Customização
Volkswagen Gol ganha rodas 17″ e suspensão a ar
Por: Leonardo Figueira / Fotos: João Mantovani
O analista de sistemas Hagner Ribeiro, 24, sempre teve carros mexidos. Sua primeira “obra” foi com uma Parati GL 1994: “Comprei ela em 2007, mas só comecei a mexer em 2009”, conta. De início, a quadradinha recebeu rodas aro 16”, bancos Recaro, ar-condicionado e direção hidráulica. Depois disso partiu para um Honda Civic 1999, que “não durou seis meses original”, brinca Hagner. Tratou de colocar aros 17” da Advan junto de uma suspensão fixa rebaixada, cambagem traseira negativa (“aberta”) e escapamento de aço inox.
Porém, sua paixão sempre foi pelos VW. Hagner vivia de olho em sites gringos, especialmente cobiçando os Golf e Polo de duas portas com rodas largas, suspensão a ar e muito estilo. Na “pilha” para fazer algo parecido, juntou uma grana e tratou de providenciar um Gol G6 1.6 “0 km” do jeito que queria: Highline completão de duas portas, versão que não existe! O jeito foi encomendar o exclusivo hatch direto na fábrica da Volks, o que só foi possível diante de uma espera de quatro meses (!).
Entre os vistosos (e luxuosos) opcionais, destaque para os piscas nos retrovisores – por sinal, elétricos e com função tilt down, que baixam as lentes ao engatar ré – volante multifuncional, entre outros, só encontrados nas versões quatro portas. “Optei pelos opcionais de fábrica, de maneira a me livrar de mudanças e adaptações mais complicadas no interior”, explica.
Nos primeiros meses com o exclusivo Golzão, já vieram rodas TSW Nurburgring de 17”, e logo o hatch recebeu um “tapa” na altura com um sistema fixo. Não satisfeito com o visual, as redondas foram trocadas por outras de mesma medida, no caso, as BBS RS aro 17 “staggered” – de talas diferentes para dianteira e traseira. “Aí a brincadeira começou a se tornar mais séria, ao passo que o carro começava a ficar do jeito que eu imaginava”, vibra Hagner.
Após rodar quase um ano com essa configuração de rodas e suspensão, apareceu a oportunidade de comprar as Tarmac da americana fifteen52. Diante do negócio não ter rolado, Hagner resolveu investir a grana em um kit de suspensão a ar. Bolsas, botões e manômetros são da gringa Airlift, já os amortecedores foram retrabalhados. “O carro ficou bacana, mas ainda não estava como eu queria”.
Então o (detalhista) proprietário partiu para a DKC Garage, onde garfou outro jogo de BBS (mesmo modelo RS de 17”) porém com bordas “fermentadas” e de tala 10”, atrás. Na dianteira do VW as redondas permanecem com 8,5” de largura, mas entraram em cena espaçadores de 8 mm, que ajudaram a jogar as rodas para fora dos para-lamas. Atrás, a cambagem ficou mais aberta (negativa) de maneira a acertar o fitment junto das caixas de rodas.
No porta-malas, o toque exclusivo está no tecido de pelúcia branca. “Este acabamento é uma invenção minha. Tinha visto na internet uma galera que fazia o acabamento em madeira, então imaginei uma forma de me diferenciar e destacar”, explica. Ainda na DKC Garage foi feito todo o trampo nos hardlines, os canos rígidos que normalmente são de cobre e servem para a passagem do ar que vem dos compressores para o cilindro. Algo que, como se pode ver, dependendo da forma que for instalado, agrega um estilo pra lá de diferente à traseira do carro.
A última etapa foi feita na H3 Customs, empresa que fez os acabamentos dos manômetros e botões do sistema da suspensão. “O Golzinho ficou do jeito que sempre imaginei, mas ainda não terminei esse projeto. Podem esperar: farei algo ainda mais exclusivo com este carro!”, promete.
Veja também
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Customização
Pininfarina lança série de hipercarros inspirados no Batman
Customização
Karmann-Ghia roda em São Paulo no estilo da Califórnia
Customização
Rara Kombi “barndoor” de 1950 passou por customização polêmica; entenda o caso
Customização
Ford 1932 apodrecido é resgatado em fazenda e vira um hot rod impecável
Customização