Publicado em
Carros de passeio
Volkswagen quer nova geração do Golf R mais “extrema”; poderá ter 400 cv
O Volkswagen Golf é um dos hatches mais admirados entre entusiastas por ser um esportivo polivalente, principalmente na versão GTI. Ou seja, dá para ir no mercado, usar no dia a dia e ainda tirar onda em track days, tamanha é a habilidade do carro em entregar potência e uma dinâmica apurada. Porém, quando você fala em super hatches topos de linha, a versão R do Golf, a mais nervosa do modelo, com 300 cv no motor, não consegue fazer muita frente com rivais que já atingiram potência perto dos 400 cv. Mas a Volkswagen quer mudar isso.
Segundo informações da revista britânica Auto Express, Jurgen Stackman, chefe de vendas e marketing da marca, afirmou que a oitava geração do Golf terá uma versão R digna dos adversários contemporâneos no segmento. “A versão R será extrema. O papel da versão R é que ela pode ir além do racional. Ninguém precisa de um carro compacto com 400 cv, mas existe espaço para isso? Certamente, e esse é o lugar do Golf R”, explicou Stackman.
De fato, o Golf R atual é uma versão “pé-no-chão” demais quando colocada em perspectiva com outros modelos semelhantes. É claro que 300 cv e um conjunto de suspensão todo dedicado à esportividade não são de se ignorar, mas à primeira vista (e ao volante) o Golf R não traz a mesma brutalidade que vemos num Audi RS 3 ou Mercedes-AMG A 45, por exemplo. Até mesmo o Honda Civic Type R, que não fica muito à frente em potência, é tido como mais apelativo que o R, tanto pelo visual quanto por sua dirigibilidade.
Com essa declaração de Stackman, podemos esperar, então, que o próximo Golf R chegue perto dos 400 cv, para acompanhar a tendência do segmento. Para isso, ele pode continuar com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros, mas, quem sabe, adotar um sistema meio-híbrido de 48V junto com booster elétrico e, assim, extrair mais fôlego desse motor. A transmissão continuaria sendo de dupla embreagem de 7 marchas mais tração nas quatro rodas (4Motion).
Isso também pode significar uma forte personalização do hatch, que, seguindo o espírito da geração atual, não bebe em nada na fonte “extrema” que o manda-chuva da VW almeja pra ele. O carro é bastante “sleeper”, considerando sua capacidade esportiva.
Agora resta esperar até 2020, ano em que a imprensa gringa especula que o Golf R novo chegará, para ver se a marca vai cumprir com esse objetivo de deixar o Golf R mais insano!
Veja também
Carros de passeio
Novo motor Toyota 2.0T: mais de 400 cv!
Carros de passeio
Mustang tem mais novidades para 2025
Carros de passeio
Recorde de Porsche no Brasil, em 2024
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio