Publicado em
Customização
VW Parati com suspensão a ar é tratado como filho por casal de SP
Texto e fotos: Leonardo Figueira
A história de Diego Carreiras e sua Volkswagen Parati G4 começou há mais de quatro anos, quando ele estava em um ônibus e avistou o carro, todo original., para numa agência. “Foi amor a primeira vista, estava atrás de uma do mesmo jeito, mas quando achava ou estava muito cara ou muito detonada”, lembra. No outro dia ele já estava na porta da agência para dar uma olhada de perto no carro. Para sua sorte o carro estava em ótimas condições e cabia certinho em seu orçamento.
Quando tirou o carro da loja a primeira coisa que Diego fez foi correr para a loja de rodas de um amigo para colocar redondas aro 17”. A roda escolhida foi a famosa Orbital, comum em diversos VW. Em seguida veio um kit de suspensão fixa. Foram mais de três anos rodando desse jeito. “Era ‘arroz com feijão’, mas para mim estava perfeito”, conta.
Mas foi depois de frequentar diversos encontros de carros que ele fez novas amizades e foi seduzido pelo estilo Euro Look. “Comecei a acompanhar muitos projetos de outros países em fóruns e sites gringos para me inspirar em mudar completamente a Parati”, lembra. Antes de começar a renovar o visual da perua, Diego foi a um encontro de carros, que rolou ano passado, para ver alguns exemplos de modificações e fazer novas amizades.
Durante o evento, o cara ficou boquiaberto com a quantidade de carros utilizando o sistema de suspensão a ar. “Eu e a minha esposa começamos a bolar vários planos de como seria o novo visual da Parati”, conta. Como o carro é branco, a dificuldade para Diego era encontrar uma cor de destaque para tirar a perua da mesmice.
Foi então que sua esposa, Jennifer, deu a sugestão de fazer o interior com os bancos e alguns detalhes em vermelho. Em segredo, Jennifer havia chamado um tapeceiro para refazer o interior do carro já no dia seguinte. Depois de uma semana os bancos ficaram prontos. Para estrear o interior novo, entrou em cena o volante Big Block da Lotse. Mas ainda faltavam a suspensão e as rodas.
Depois de um tempo juntando dinheiro, Diego comprou o kit a ar da Castor Suspensões pelo site que chegou na mesma semana. “Lembro como se fosse hoje, assim que coloquei as mãos no kit já separei todas as ferramentas, e comecei a montar na garagem de casa com a ajuda da minha esposa. No outro dia o carro já estava pronto. Subindo e descendo”, lembra Diego.
Quando começou a busca pelas novas redondas, um amigo dele estava anunciando um jogo de réplicas BBS RS aro 17”x 8,5”. E com o preço em conta, ele abraçou na hora! “Assim que coloquei as rodas no carro, zerei a suspensão fazendo a borda colar no para-lama. Quase chorei de emoção”, comemora o cara. O toque final foi pintar o miolo das rodas de vermelho e a parte de baixo do para-choque dianteiro de branco. “Muita gente me pergunta por que eu gasto tanto no carro, que com essa grana dava pra trocar e pegar um mais novo… Mas esse carro já faz parte da minha historia, criei um elo com ele. Não vendo nem troco por nada!” finaliza.
Veja também
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Customização
Pininfarina lança série de hipercarros inspirados no Batman
Customização
Karmann-Ghia roda em São Paulo no estilo da Califórnia
Customização
Rara Kombi “barndoor” de 1950 passou por customização polêmica; entenda o caso
Customização
Ford 1932 apodrecido é resgatado em fazenda e vira um hot rod impecável
Customização