Publicado em
SUV
Porsche Cayenne Turbo com V8 de 550 cv é o mais potente já feito
Quando a Porsche divulgou as principais informações sobre a nova geração do Cayenne nós noticiamos aqui na FULLPOWER. Já sabemos que ele agora é feito sobre a nova plataforma MLB do Grupo VW, que seu chassi está mais comunicativo, a linha de teto mais baixa e que há uma nova gama de motores. Mas ficou faltando mais tempero na época, uma versão mais a nossa cara, digamos assim…
Pois bem, eis que está aqui o novo Porsche Cayenne Turbo. Ele é uma das principais atrações da marca no Salão de Frankfurt, que tá rolando essa semana, e, meu amigo, só é o Cayenne mais potente que a marca já produziu.
A versão Turbo conta com o motor 4.0 V8 de 550 cv e 78,5 kgfm de torque levados às quatro rodas pelo câmbio automático Tiptronic S de oito marchas. Não é o PDK, mas o Tiptronic passou por atualizações pra ser ainda mais rápido nas trocas de marcha. Com esse conjunto, a Porsche defende que ele chega aos 100 km/h em 4,1 segundos ou 3,9 segundos com o pacote opcional Sport Chrono. A velocidade máxima atinge 286 km/h.
Além da disposição pra acelerar o motor mais potente que já teve, o Cayenne Turbo tem como destaque a suspensão adaptativa a ar, com três câmaras de ar por suspensão, que oferecem até seis níveis de altura diferentes. O eixo traseiro é esterçante e o sistema de 48V de controle de chassi e vetorização de torque completam a receita esportiva do SUV.
Nesa geração, o Cayenne Turbo ainda traz um novo aerofólio traseiro adaptativo que serve tanto para aumentar o downforce em velocidades mais altas quanto ajudar na hora da frenagem. Segundo a fabricante, ele para por completo vindo dos 250 km/h em dois metros antes, em relação ao anterior. Pra isso, não só a asa aumenta a eficiência dos freios, mas a liga de tungstênio dos discos também desempenha papel importante pra aumentar o poder de frenagem do grandão.
De fora, o Cayenne Turbo é reconhecido pela grade e para-choque exclusivos, rodas de 21”, para-lamas alargados e a inscrição “Turbo” abaixo das lanternas. Ele já tá à venda na Europa, mas não sabemos quando chega ao Brasil.
Veja também
SUV
Naomi Campbell “desfilou” com o exótico BMW XM Mystique Allure em Cannes
SUV
VW T-Cross 2025 tem visual renovado e mais itens, sem alterar os preços
SUV
Com bateria maior, híbrido BYD Song Plus 2025 roda até 1.200 km
SUV
“SUV mais raiz do mercado”: Chevrolet divulga mais detalhes do novo Trailblazer
Elétricos e híbridos
Jipão “eterno” da Mercedes, Classe G ganha versão 100% elétrica
SUV