Publicado em
SUV
Audi SQ5 é esportivo em pele de SUV de luxo
Versão apimentada do Q5, a segunda geração do SQ5 é o tipo de carro para quem curte esportividade e não pode abrir mão de ter um SUV para rodar com a família. Seu preço é de R$ 397.990, exatos R$ 100 mil a mais do que a configuração topo de linha do SUV do qual deriva.
O gasto extra é justificado por um motor mais potente, acabamento diferenciado e equipamentos exclusivos, como o porta-copo climatizado do console e os recursos de condução semiautônoma.
Em vez do 2.0 turbo de quatro cilindros e 252 cv do Q5, a série S traz um 3.0 V6 turbo com injeção direta de gasolina, expressivos 354 cv e ronco imponente, que só invade a cabine quando se pisa fundo no acelerador. O torque máximo de 50,9 kgfm surge a partir das 1.370 rpm. Em outras palavras, basta uma leve pressão no pedal da direita para o esportivo de quase duas toneladas entregar toda sua força e ser capaz de atingir 100 km/h em apenas 5,4 segundos, conforme anunciado pelo fabricante.
Para dar conta do torque elevado, a Audi adotou um câmbio automático de oito marchas em vez do automatizado de dupla embreagem e sete velocidades utilizado pelo Q5. A caixa faz mudanças rápidas e suaves, independentemente do modo de pilotagem escolhido pelo condutor. A tração é integral e a direção, elétrica, com respostas diretas e leveza ideal para manobras.
O consumo de combustível aferido durante o test-drive impressionou positivamente. A média combinada entre cidade e estrada foi de 7,5 km/l, fazendo uso do ar-condicionado e abusando da velocidade em algumas ocasiões… tá bom, foram em muitas ocasiões!
As suspensões do tipo multibraços mantêm o utilitário-esportivo nos trilhos mesmo em condições extremas e, até em pisos irregulares, não abrem mão do conforto. Para os ocupantes do banco de trás, há amplo espaço para as pernas e cabeça, além de comodidades como a saída de ventilação independente com regulagem de temperatura – o ar-condicionado é digital de três zonas. Quem viaja no meio, porém, tem o incômodo do elevadíssimo túnel central. O porta-malas tem um satisfatório volume variável, de 550 a 660 litros, conforme a inclinação do encosto do banco traseiro.
Como os demais modelos da família S, o SQ5 traz o conta-giros em primeiro plano em um dos modos de exibição do belo quadro de instrumentos digital. Outras particularidades da versão esportiva são o volante multifuncional de base achatada e costuras contrastantes, pedaleiras cromadas, Alcantara no revestimento dos bancos e das laterais de porta, câmera 360 graus de auxílio a manobras (opcional de R$ 12 mil) e os assistentes de pilotagem semiautônoma.
Além do controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, que acelera e freia o carro sozinho, mantendo uma distância segura para o veículo à frente, o SQ5 tem o sistema traffic jam, que permite ao motorista ficar por alguns segundos sem as mãos no volante. O veículo é capaz até de fazer curvas suaves. Durante a avaliação, o recurso tecnológico assumiu o comando total do SUV por 46 segundos em um trecho de engarrafamento.
Bem recheada, a lista de itens de série do modelo inclui head-up display, rodas de liga leve de 20 polegadas, park assist, faróis e lanternas de led, câmera de ré de excelente resolução, chave presencial, botão de partida do motor com contorno vermelho, ajustes elétricos para os bancos dianteiros e coluna de direção, teto solar panorâmico e som Bang&Olufsen composto por 18 alto-falantes, dois tweeters e subwoofer. Tal como em outros Audi, a central multimídia de 8,3 polegadas fica devendo tela sensível ao toque.
AUDI SQ5
PRÓS: Desempenho, tecnologia, nível de conforto, espaço interno e design
CONTRAS: Central multimídia exige certo tempo para se familiarizar e fica devendo tela sensível ao toque
Ficha Técnica
Motor: Dianteiro, longitudinal, V6, 3.0, 24V, turbo, injeção direta de gasolina
Cilindrada: 2.995 cm³
Potência: 354 cv a entre 5.400 e 6.400 rpm
Torque: 50,9 kgfm entre 1.370 e 4.500 rpm
Câmbio: automático de 8 marchas
Direção: elétrica
Suspensão: multilink na dianteira e na traseira
Freios: discos ventilados
Tração: integral
Comprimento: 4,67 m
Largura: 1,89 m
Altura: 1,63 m
Entre-eixos: 2,82 m
Pneus: 255/45 R20
Porta-malas: 550/610 litros
Tanque: 70 litros
Peso: 1.945 kg
Veja também
SUV
Naomi Campbell “desfilou” com o exótico BMW XM Mystique Allure em Cannes
SUV
VW T-Cross 2025 tem visual renovado e mais itens, sem alterar os preços
SUV
Com bateria maior, híbrido BYD Song Plus 2025 roda até 1.200 km
SUV
“SUV mais raiz do mercado”: Chevrolet divulga mais detalhes do novo Trailblazer
Elétricos e híbridos
Jipão “eterno” da Mercedes, Classe G ganha versão 100% elétrica
SUV