Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Customização

Toyota transforma novo GR Corolla em um conceito de carro de Rally para o SEMA Show

Depois de 20 anos de ausência no Rally, a Toyota retornou para as competições em 2017 com o GR Yaris. A redescoberta dentro das corridas de terra tornou a fabricante japonesa uma das referências em velocidade e competitividade no mundial WRC. Todos esses pontos positivos se refletem nesse conceito apresentado durante o SEMA Show: o novo GR Corolla Rally

O hot hatch, ainda não chegou nas concessionárias, mas já atendeu os pedidos dos fãs com uma nova variante conceito de Rally. As modificações foram profundas, mas se resumem em atualizações do turbo de três cilindros do GR Yaris, um câmbio manual de seis marchas e um sistema de tração nas quatro rodas.

O novo GR Corolla Rally, se destaca com um exterior totalmente aerodinâmico, com a carroceria mais larga, para-lamas salientes de três polegadas e saias laterais integradas em composto de carbono. Cada detalhe dessas extensões possuem uma função, o divisor dianteiro composto de carbono e uma asa traseira de fibra de carbono elefantina colam o Corolla à estrada, enquanto os para-lamas são abertos na parte traseira para canalizar o ar sujo que sai das rodas.

O interior do carro de rally recebeu o essencial, com o máximo de peso reduzido. A montadora instalou novos bancos de corrida OMP com cinto. Além disso, a  gaiola de proteção completa deixou o esportivo mais rígido e seguro, junto com um sistema de supressão de incêndio. Há também um sistema de intercomunicação para permitir que o piloto e o navegador consigam planejar a estratégia durante a corrida. Segundo a Toyota, o câmbio manual de seis marchas foi reposicionado para melhor ergonomia. O modelo também recebeu um pneu sobressalente e um macaco. 

Divulgação

Sob o capô, a configuração segue a mesma do GR Yaris Rally, com o motor turbo de três cilindros e um escapamento personalizado, gerando algo superior a 300 cv. A ficha técnica completa não foi revelada pela Toyota. O modelo de corrida ainda conta com rodas OZ Racing de 17 polegadas para aquele visual clássico de rally, com os pneus envoltos em pneus Continental VikingContact 7 215/60R17, além de muitas outras modificações.

Por enquanto, este Toyota GR Corolla modificado continua sendo um conceito, mas nada impede a Toyota de transformar esse protótipo em seu próximo sucessor nas competições de rally.

Divulgação