Customização

Audi A3 zerado recebe som com potência e muita qualidade

Rock, baby… Rock! Depois de apresentar na FULLPOWER um Fusca para lá de radical, empresário de São Paulo parte para carro mais moderno. Seu estilo musical, todavia, continua o mesmo!

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Quem comprou/recebeu a edição 132, ficou alucinado com o fusca de Vasco, um amante de rock. Na ocasião, ele investiu pesado na modificação de seu Volkswagen, carro que tanto sonhava desde a infância. Com suas vontades realizadas, ele partiu para um projeto ainda maior (e mais caro): um Audi A3 TFSI zerado e turbinado!

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Como de praxe, ele levou a caranga para a galera da Mega Young Sound, instadadora da zona leste de São Paulo. Se no besouro ele alterou até o visual externo, nesse ele “pegou mais leve” e priorizou apenas o que mais ama: som com potência e qualidade. Apesar de não querer modificações profundas, Vasco precisou dar “carta branca” para a equipe da Young desmontar por completo o interior — antes de inserir os componentes de áudio, todo o habitáculo necessitava de um supertratamento acústico. Assim, a parte interna das portas recebeu manta asfáltica especial, assim com o compartimento de bagagens (segundo o pessoal da instaladora, essa medida impede a invasão de ruídos indesejados e ainda reforça as frequências médias.

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Com o revestimento pronto e todos os fios e cabos passados, hora dos falantes irem aos seus lugares. Nas portas dianteiras, midbass foi posicionado com bafers (prontamente direcionado a Vasco), enquanto o par de tweeter subiu para as colunas A — as laterais traseiras também foram preenchidas com áudio, porém, tocado por dois coaxiais. Atendendo ao gosto musical do dono, que prima pelo estilo instrumental e classic rock, instaladores cortaram as frequências do estéreo da seguinte forma: midbass a partir de 60 Hz e coaxiais na faixa dos 80 Hz.

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Todos esses falantes recebem sinal de dois canais de um amplificador, posicionado no porta-malas. Do mesmo, outras duas saídas conectam-se ao subwoofer de 10”, montado em caixa dutada de 35 litros. Segundo a equipe da loja, diversos cálculos foram feitos para a dutada reproduzir com eficiência as baixas frequências. Se você gosta de rock, segue a receitinha da Young: o cano do duto deve ter 3” de diâmetro, com 30 centímetros de comprimento. Já o corte, recomenda-se em 40 Hz, ideal para curtir um bom metal!

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O Audi tem poucos equipamentos de som se comparado ao Fusca, mas, algumas medidas foram tomadas para melhor aproveitamento dos mesmos. Como um conversor/processador de áudio Clean Sweep, da JL Audio. Com ele, é possível manter a unidade original e, de quebra, otimizar seu potencial. Outros recursos também entraram no player original do carro, a exemplo de GPS, TV digital e reprodução de arquivos de DVD.

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Mas, engana-se quem acha que Vasco abriu mão de seu Fusca: o besouro ainda é utilizado para os rolês urbanos, enquanto o A3 bomba a sonzeira em viagens mais longas!

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Texto: Giuliano Gonçalves

Fotos: Luciano Falconi