Publicado em
Curiosidades
Aventureira completou primeira volta ao mundo com um veículo 100% elétrico
Enquanto muitos homens reclamam dos carros elétricos sem sequer conhecê-los, a destemida youtuber americana Lexie Alford (@lexielimitless) completou, nesta semana, a primeira volta ao mundo dirigindo um veículo 100% elétrico, o SUV Ford Explorer.
Nomeada como “Charge Around The Globe“, a jornada de Lexie começou em 8 de setembro de 2023 na cidade de Nice, na França, e terminou no mesmo local na última terça-feira, 26 de março. Foram 200 dias de viagem, na qual a aventureira percorreu mais de 30.000 quilômetros, passando por 27 países em cinco continentes.
Na chegada em Nice, Lexie, ao volante do Explorer, foi acompanhada por um comboio de veículos históricos e modelos elétricos atuais da Ford, que patrocinou e prestou apoio à circunavegação da influenciadora. O recorde foi verificado pelo RecordSetter, responsável por monitorar a viagem em vários locais ao redor do mundo.
“Nesta aventura épica, conheci pessoas incríveis de vários cantos do mundo e experimentei 27 belos países ao volante. Mas esta viagem trouxe consigo um conjunto único de desafios”, disse Lexie, que também detém o recorde mundial por ser a pessoa mais jovem a visitar todos os países do mundo. “Foi uma honra para toda a vida ter a confiança da Ford para circunavegar o globo no Explorer elétrico, que tem sido como se estivéssemos em casa nos últimos seis meses. Eu tinha o objetivo de ultrapassar os limites do que é possível fazer num veículo elétrico e tenho orgulho de dizer que consegui!”
View this post on Instagram
O veículo que Lexie usou para o desafio foi uma versão de pré-produção do Ford Explorer que agora está disponível para encomenda na Europa. Ao longo da viagem, a aventureira utilizou uma variedade de soluções de carregamento, desde tomadas de parede CA de 2,2 kw até carregadores rápidos CC e uma bateria portátil.
“A viagem de Lexie foi o derradeiro test drive do nosso novo Ford Explorer, enfrentando todos os tipos de condições meteorológicas e de estrada, e lidando com praticamente todos os cenários de carregamento”, disse Martin Sander, diretor geral da Ford na Europa. “Ele incorpora o verdadeiro espírito ‘posso fazer’ desta empresa, aproveitando esta grande oportunidade não apenas para testar a nós mesmos, mas também a infraestrutura de carregamento mundial.”
Inspiração em aventureira do passado
A volta ao mundo de Lexie a bordo do Explorer elétrico foi inspirada na jornada realizada por outra aventureira há quase 100 anos, a canadense Aloha Wanderwell. Dirigindo um rústico Ford T, Aloha partiu de Nice em 1922 e percorreu todo o globo até retornar ao mesmo local, em 1927. Ela foi a primeira mulher a executar tal feito dirigindo um automóvel.
Veja também
Cultura
Grandes marcas de carros que nós nunca vimos
Cultura
Lubrificantes atuais têm aditivos na fórmula
Carros de passeio
BUGATTI CHIRON, PAGANI UTOPIA E FERRARI 812: ATRAÇÕES CONFIRMADAS PARA O FESTIVAL INTERLAGOS 2025
Cultura
A polêmica do design retrô em motos e carros
Cultura
Lista dos eletropostos instalados pela Volvo, no Brasil
Carros de passeio