Publicado em
Curiosidades
Top 10 – Brincando de ser piloto
Qual fanático por carros nunca pensou em ser piloto? Independente deste sonho se tornar ou não realidade, a tecnologia tem ajudado a dar pelo menos um “gostinho” de como é acelerar fundo um bólido e pilotar por circuitos do mundo todo. Afivele seus cintos e confira nossa lista com os 10 melhores games do momento.
1 – RFactor
Desenvolvido pela Image Space Incorporated, é um dos melhores simuladores de corrida. Não traz gráficos tão surpreendentes (a segunda versão melhorou bastante neste quesito), mas em relação a experiência de pilotagem, é sensacional! Além de “obrigar” o jogador a respeitar os princípios físicos de pilotagem (dosar frenagens, acelerações, esterço do volante…), possibilita a realização de inúmeros ajustes no bólido, tais como calibragem dos pneus, acerto de suspensão, distribuição de peso…
Plataforma: PC
2 – Project Cars
É o típico simulador criado por fanáticos por carros e automobilismo. Nada de “pegada” arcade. Aqui, o lance é para quem quer pilotar e ser exigido de verdade. A inteligência artificial é bem realista, gráficos são perfeitos, a gama de ajustes finos no carro são quase que infinitas e os danos nos carros podem contar até com falhas mecânicas.
Plataformas: PS4, Xbox One, PC
3 – F1 2015
Quando o assunto é jogo de corrida, os simuladores de F1 não podem faltar. A edição 2015 já está a venda e promete trazer ainda mais melhorias na sensação de pilotagem (física e inteligência artificial dos outros competidores). Gráficos também chamam atenção e segundo os desenvolvedores, é possível (inclusive) notar o desgaste dos pneus e, claro, sentir tudo isso no braço.
Plataformas: PS4, Xbox One, PC
4 – Gran Turismo 6
É um dos simuladores/arcade mais conhecido. Em sua sexta versão, conta com mais de 1.200 modelos de carros e 37 pistas disponíveis, entre elas, Nürburgring, Monza, Spa-Francorchamps e Interlagos. Assim como o RFactor, também possibilita fazer ajustes nos carros. No entanto, caso o jogador cometa alguma “braçada” e bata o carro, as avarias são sempre superficiais (se isso é bom ou ruim, é você quem decide).
Plataforma: PS3
5 – Drive Club
Este é o primeiro jogo de corrida criado para a plataforma Play 4. Totalmente em primeira pessoa, ele promete oferecer experiências de pilotagem imersivas e altamente realistas, além da criação de equipes (jogabilidade corporativa). A ideia, segundo os criadores, é dar ao gamer a oportunidade de dirigir os melhores carros do mundo nos melhores locais.
Plataforma: PS4
6 – Need For Speed Rivals
Este é um daqueles games que te dá a opção de seguir no caminho das leis ou burlá-las, sendo policial que tenta prender corredores de rua, ou um dos “rachadores”. Na versão mais recente, Rivals, os gráficos são animais, há diversas opções de carangas para acelerar e há conteúdos para download e “expansão” da garagem virtual — carrões superesportivos de luxo como Ferrari F40, Koenigsegg Agera One e Jaguar C-X75 podem ser baixados. A sensibilidade dos controles é boa, mas não é tão precisa quanto a de simuladores. Estamos ansiosos para o lançamento do novo Need For Speed!
Plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PC
7 – Shift 2
A princípio, o Shift veio como um dos títulos do Need For Speed. No entanto, seu sucesso foi tamanho que acabou ganhando identidade própria. O que mais se destaca no quesito gráfico é a visão interna do carro, onde é possível notar diversos detalhes do cockpit. Em relação as respostas físicas, o Shift 2 é bom, porém seus comandos são bem sensíveis — basta um pequeno descuido no volante ao estar em alta velocidade e já era, a carimbada no muro é certa. Se o jogador estiver acostumado com Gran Turismo ou RFactor, certamente vai penar para se acostumar.
Plataformas: PS3, Xbox 360, PC
8 – Grid Autosport
Disponível para Play 3, PC e Xbox 360, este jogo segue os princípios do Colin McRae: Dirt e traz como destaque belos gráficos, boa jogabilidade, respostas físicas precisas e efeitos de danos (em casos de batidas) bem realistas. Seu foco é no automobilismo e além de trazer diversos circuitos famosos (Le Mans, SPA Francorchamps e Nurbürgring, por exemplo), conta com várias categorias: Pro Tuned, Drift, Formula, Pro Muscle, Drag…
Plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, PC
9 – Forza Motorsport 5
Aqui, quem se destaca são os gráficos super realistas. Tanto carros quanto cenário possuem altíssima resolução e modelagem 3D de primeira. É possível notar as texturas do asfalto, nuances de cor na carroceria do carro, incidência e reflexos de luz… A jogabilidade também merece destaque, pois alia muito bem a física (ao fazer uma curva em alta velocidade é possível notar a perda de aderência e também a resposta de frenagens e acelerações). Para quem não domina muito a arte de pilotar, o game conta com diversas assistências que ajudam bastante a não passar vergonha na frente dos amigos. Mas, fique tranquilo: tudo pode ser desligado e, aí, a história é outra.
Plataforma: Xbox One
10 – Dirt Showdown
É a versão mais recente do game que foi lançado, a princípio, com o título de Colin McRae: Dirt. Destinado aos fãs de Rali e corridas off-road, conta com diversos modos de jogo. Entre eles, “Gymkhana”, onde o jogador deve executar uma sequência de manobras radicais no estilo dos vídeos virais de Ken Block, “Domination”, onde deve-se fazer os melhores tempos em cada setor de uma pista e o “Destruction Derby” — ganha quem destruir o carro do oponente.
Plataformas: PS3, Xbox 360, PC
Veja também
Curiosidades
Não é fake: Entenda por que a Citroën vende uma van com duas frentes
Curiosidades
Nova bicicleta Lotus da equipe britânica está pronta para a Olímpiada de Paris
Curiosidades
Honda NSX que pertenceu a Ayrton Senna está à venda por R$ 3,2 milhões
Curiosidades
Primeiro carro de Fórmula 1 da Lotus será leiloado
Curiosidades
Após mais 20 anos, Lamborghini adota novo logotipo com estilo minimalista
Curiosidades