Elétricos e híbridos

VOLVO REVELA O NOVO EX30, SUV ELÉTRICO QUE SERÁ O MODELO MAIS BARATO DA MARCA 

Depois de vários teasers e imagens, a Volvo Cars finalmente quebrou o segredo e apresentou a sua nova aposta entre os SUVs elétricos. O EX30, que será vendido no Brasil, chega com uma proposta compacta e urbana para se posicionar abaixo do XC40 no portfólio da montadora sueca. O modelo será a porta de entrada para a fabricante premium, além de ser a opção mais barata. 

Montado sobre a plataforma SEA do Grupo Geely, o EX30 tem um visual que segue as características utilizadas pela Volvo nos últimos anos. O design se destaca pelas linhas quadradas e angulares, acompanhado de rodas de 20 polegadas 245/40 (aro 18″ na versão básica). Apesar de compacto, o modelo tem um porta-malas no capô dianteiro com espaço de um porta-malas de sete litros, enquanto o traseiro tem 318 litros.

Divulgação

No interior, o novo lançamento da Volvo exalta o fator sustentabilidade, possuindo 17% de materiais reciclados. Entretanto, vale lembrar que o metal sólido nos painéis de portas ainda estão presentes, destacando o lado premium do SUV. Chegando ao cockpit, o estilo minimalista é ainda maior em comparação com a linha do XC40. O EX30 não tem painel de instrumentos. Todas as informações do veículo e condução foram centralizadas na central multimídia, em uma tela de alta resolução e 12,3 polegadas.

Divulgação

Para rodar, o EX30 vem equipado com um motor elétrico duplo, capaz de produzir 428 cv de potência. Essa configuração vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos, com a velocidade máxima limitada em 180 km/h. Nesta configuração a autonomia é de 480 km no ciclo WLTP. O compacto ainda possui uma versão mais barata com monomotor no eixo traseiro de 272 cv, utilizando uma bateria NMC com 69 kWh.

O novo Volvo EX30 já pode ser encomendado no mercado europeu. As entregas das primeiras unidades estão programadas para o começo de 2024. O SUV deve aparecer no Brasil nos próximos meses, mas só chegará oficialmente por aqui a partir do ano que vem. Vale destacar que a fabricante sueca comenta o futuro lançamento de uma variante Cross Country, com suspensão mais alta. Esse modelo deve ser concretizado apenas em 2024.

Divulgação